quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Decepções...

Hoje realmente decepcionei-me.
Eu não sei por que ainda me surpreendo com a estupidez das pessoas;
Hoje tive a grande honra de presenciar um bando de idiotas sem cultura nenhuma ridicularizarem as origens de uma pessoa.
Pessoas rindo e debochando das origens dessa pessoa, e o pior, pessoas das quais nunca esperaria que tivessem coragem de tamanho desprezo quanto a isso. Descobri, infelizmente, que essas pessoas não têm moral nenhuma. Descobri que pessoas assim não podem nem mesmo sentir orgulho de quem são por serem tão arrogantes. Essas pessoas realmente caíram no meu conceito, pois acho que a origem de uma pessoa é uma das coisas que a torna humana, e sendo que não respeitam a origem das outras, são no mínimo pessoas que não podem se quer argumentar com outra pessoa a respeito de moral, dignidade e respeito. Coisas que são indispensáveis na sociedade em que vivemos.
  Sinto muito em dizer que hoje percebi como o mundo é desrespeitoso e as pessoas desprezíveis. 
  Realmente espero que essas pessoas percebam o quão ignorantes estão sendo. Pois a pessoa da qual estavam ridicularizando suas origens era eu, e gostaria de deixar aqui escrito que tenho muito orgulho de onde eu venho! Orgulho de saber que meus antepassados lutaram para chegar até onde chegaram que eram pessoas trabalhadoras, e que nunca, jamais fizeram  mal para alguém, aliás, foi justamente o contrário, sempre ajudaram quem mais precisava, e se hoje estou aqui, com casa, comida e tudo que preciso, é por causa deles, que ensinaram meus avós e pais a terem respeito pelos outros, ensinaram a serem honestas e trabalhadoras e nunca negar qualquer coisa que alguém pedisse que estivesse precisando. Ensinaram-me os valores mais importantes para a vida: Dignidade, Respeito, Honestidade, Moral e Caráter. Se vocês que me desprezaram acharem que devem mudar e tentar procurar o verdadeiro sentido de ser tudo isso, fico muito contente. Agora, se vocês continuarem e serem desprezíveis, sinto muito, mas vocês serão pessoas das quais no futuro vou passar na frente de cabeça erguida, com minha vida feita, com trabalho e com faculdade, e vocês um dia, olharão para mim e vão se surpreender como cheguei tão alto: lutando pelo que quero e necessito, sendo Honesta, trabalhadora, como um dia meus antepassados foram, e como meus pais aprenderam com eles.

3 comentários:

  1. Oi, Juh!

    Eu não estava na ocasião, mas sei muito bem o que é quando alguém julga o que você é por conta das suas origens...

    E é ainda mais ridículo quando fazem isso sem nem conhecer suas origens...

    Digo isso, porque fui alvo de insultos pessoais por ser nordestina e insultada por pessoas que nem sequer já pisaram no nordeste.

    Ora, nunca tive orgulho de ser nordestina, porque sei que as origens não importam no caráter de uma pessoa... Tanto faz, pra mim, ser nordestina, sulista, africana ou européia; o que importa é o que eu escolhi ser e o que eu consegui ser...

    Mas, depois de ouvir pessoas falando mal de um lugar que apenas ouviram falar, falando mal de pessoas só porque nasceram num lugar; comecei a ter orgulho de ser nordestina... Porque comecei a ver que algumas pessoas falam mal daquele lugar, surpreendentemente lindo, quente, gostoso, confortável... É como eu li uma vez "Eu moro onde você tira férias"...

    Mas, eu acho completamente compreensível... Afinal, eu também tenho inveja dos que moram no nordeste, naquele calor úmido, com um mar verde e transparente não importa pra onde você olhe, com o nascer e pôr-do-sol ao mesmo horário todos os dias, com um vento fresquinho à noite...

    Não importa como você olhe, todos os lugares, assim como as pessoas que moram nesses lugares, têm qualidades e defeitos. E o relacionamento entre estes (qualidades e defeitos) das pessoas e dos lugares é mínimo! E mesmo que fosse o máximo, qual o problema em ser nordestino?

    Pergunto o mesmo no seu caso, você não vai viver como uma cigana só por conta dos seus antepassados, mas, ainda que fosse, ainda que todos nós seguíssemos todas as regras dos nossos antepassados, ainda que nossa personalidade, desejos, caráter fossem determinados por onde ou de quem nascemos... Qual seria o problema?

    A cultural capitalista, ocidental, branca, européia é a correta? Então, eu peço uma prova! Porque é errado usar burca? Porque é errado idolatrar as vacas? Porque é errado ser nômade? Porque é errado viver num circo e vender a felicidade às pessoas? Porque é errado viver no sertão cortando cana e ganhando 50 centavos a hora?

    Quem diz o que é certo e o que é errado? Se alguém escolheu fazer desta forma, é porque há, pelo menos uma pessoa, que considera certo, não?

    Certa vez, li uma tirinha... (http://hime-chan.com/avulsos/hagar_tirinha1.png)
    "Nós venceremos, homens, porque lutamos pelo que é certo!"
    "Tenho uma pergunta, Hagar... Se estamos lutando pelo que é certo, porque eles lutam tão arduamente pelo que é errado?"

    ResponderExcluir
  2. Você está certa Hime. Totalmente certa!As pessoas não tem esse direito de falar o que é certo e o que é errado.
    E eu também acho que as pessoas não tem que ser umas iguais as outras, pois, diferente de quem ridiculariza os outros, eu me orgulho do que sou e penso que por eu não ser igual aos outros eu faço a diferença, e faço a minha história. e ninguém tem nada a ver com isso!

    ResponderExcluir