quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alice e Kristian - Parte 58!!!!

Vou na direção dele furiosa. Chego bem de frente pra ele. Siobhan olha para o Kristian rapidamente e volta a me olhar, suando.
-"Siobhan, você é o que?"
-"Um humano, mas o que isso tem..." Interrompo ele:
-"E o que são humanos? Embora você não seja bem um humano normal..."
-"São animais que tem a capacidade de raciocínio!?!!" Ele responde hesitando, não sabendo se era essa a resposta que eu queria:
-"E o que são animais?"
-"São seres vivos."
-"E o que você define por 'seres vivos'?" Olho diretamente nos olhos do Siobhan, que está até tremendo agora, não olho mas sei que Kristian está quieto e atencioso, tentando entender aonde eu quero chegar com essa conversa, mas não está preocupado.
-"Ah, não sei. Talvez seres que são capazes de se reproduzir" Ele vê em meus olhos que essa resposta não é o bastante para mim e então continua:"de evoluírem e de manter um, como se diz mesmo... Ah! Metabolismo."
-"Hum. E se algo acontecer, por exemplo, uma mudança no ambiente e essa mudança não deixa que eles mantenham o metabolismo funcionando corretamente, ou seja, não acham alimento, o que acontece com os 'seus seres  vivos'?"
-"Bom por princípio eles ficam com fome, e seu corpo fica frágil com o passar do tempo e dependendo do tempo podem até morrer."
-"Tá. Agora vejamos algo diferente. Por exemplo, se um de 'seus seres vivos' quebrarem algum osso, o que acontece?"
-"Eles sentem dor."
-"E se tiverem filhos ou filhotes, o que desperta neles?"
-"A afeição para com suas crias obviamente, tipo, relação mãe e filha"
-"Certo, e se um desses 'seus seres vivos' for um humano e ele perde a família em um trágico acidente, o que acontece?"
-"Por que fica chamando de 'seus seres vivos'?"
-"Por que VOCÊ é que diz que eles SÃO assim, e não vê como eles REALMENTE são. Por isso os seres que você diz ser 'seres vivos' são só uma parte do conjunto, por isso são os 'seus seres vivos'. Mas você não respondeu minha pergunta."
-"Bom, eles ficam tristes"
-"Ok. Então o que é o conjunto de coisas que você citou, que são gerados por uma causa?"
-"Acho que são sentimentos"
-"E por que você acha isso?"
-"Porque são seres vivos e sentem coisas diferentes"
-"E porque você acha que são seres vivos?"
-"Ora, já disse porque! porque são capazes de se reproduzir, de evoluírem e de manter um metabolismo."
 Derrepente ouço outra voz além da minha e do Siobhan, a do Kristian:
-"Aaaaah. Agora entendi, querida Alice. Percebi agora o que estava querendo mostrar. Mas continue, por favor..." Ele sorri pra mim e concordo com um aceno de cabeça. Então continuo:
-"Então me diga agora Siobhan, já que é tão esperto, o que as árvores são se não seres vivos?"
-"Ora, são... são...."
-"Está vendo? Você nem sabe a verdade por trás de tudo, nem eu sei, e ainda queria saber mais do que eu achando que eu estava errada em pensar dessa forma."
-"Mas não entendi nada do que você quis dizer com isso. As árvores são simplesmente árvores. Nada mais que plantas."
-"A é espertinho? E então me diga agora o que são plantas?"
-''Sei lá! Você é que é a sabe tudo pelo que estou vendo."
-"Ora essa. PENSE Siobhan. Plantas também não são capazes de se reproduzir? Elas também não evoluem através do crescimento? E elas também não tem um metabolismo baseado na fotossíntese?"
-"Bem...."
-"Então. Pela sua definição você já não deveria saber que plantas, ou melhor, TODAS as plantas também são seres vivos?"
-"Sim, mas não sei aonde você quer chegar."
-"Siobhan, Pense em toda a nossa conversa. Tudo o que falou." Dou um tempo pra ele e depois continuo: "Você não disse que os seres vivos tem sentimentos? E eles tem isso por serem seres vivos e sentem coisas diferentes?"
Ele me olha surpreso então preparo escondida a mesma bola de sombras que joguei naquela árvore, mas menor, e jogo nele com um pouco menos de força.
-"AAAI Alice! por que fez isso?"
-"Você sentiu isso?"
-"Sim e muito!"
-"E por que sentiu?"
-"Por que sou um ser vivo."
-"E porque você se acha diferente daquela árvore, sendo que ela também é um ser vivo?" Paro um pouco e fico olhando pra ele com nojo "A única diferença é que você é um ser vivo que tem a capacidade de raciocinar e depende de outros elementos para se alimentar, ou seja, não produz seu próprio alimento sozinho, como as plantas. Isso e nada mais!!"
 Vou ao lado do Kristian e dou um beijo em seu rosto. Ele sorri e diz:
-"Que coisa mais linda, Alice."
-"Obrigada por me entender. Mas preciso de um tempo. Me espere tá?" Ele assente com a cabeça "E você Siobhan, você para um pouco para pensar um pouco nos outros em vez de só em você, e deixe de achar que sabe mais."
  Saio correndo em direção da árvore, e a escalo sem problema algum. Vou ao mais alto que posso, e me sento em um dos galhos, apoiada no tronco da árvore. E digo baixinho:
-"Eles não entendiam..." As folhas se mexem suavemente, concordando comigo, então ouço uma linda melodia, baixinha, e então caio no sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário